Expositores
Você que deseja expor sua arte, pesquisa, produto ou indústria entre em contato conosco. Confira também a lista de expositores para o ENSUS 2019.
Local: Hall Centro Eventos UFSC
1) Ciência Móvel Unisul
Participantes:
Graduação – Karina Suldovski Pilarski
Eliane Rodrigues
Ritanara Taynane Bianchet
Pós-graduação:
Rachel Faverzani Magnago
2) Fogão Solar – Elmo Dutra da Silveira
A exposição contará com modelos de fogões solares, como mostra a figura abaixo. No ENSUS 2016 alguns bolos foram assados nos fogões solares e oferecidos no coffee break do evento, como degustação. Foi um grande sucesso dentre os participantes.
3) Sala Verde – UFSC
4) Casa Eficiente – Eletrosul
A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais.
5) Projetos do Grupo de Pesquisa VirtuHab – Labrestauro/MATEC- UFSC
Info: O Portal Virtuhab agrega diversos subprojetos, como a MATERIOTECA ,onde os materiais são identificados, catalogados, e a análise do ciclo de vida é elaborada mostrando o processo de extração da matéria-prima, fabricação e emprego em obras de construção civil (a princípio de pequeno porte – Habitação de Interesse Social – HIS). As alternativas construtivas são apresentadas em um modelo eletrônico de residência, que pode ser percorrido de forma interativa. Clicando-se no elemento construtivo aparecem as opções catalogadas, desde as fundações até a cobertura. A meta é a obtenção de um sistema integrado onde, nas fichas dos sistemas construtivos, os materiais citados possuirão um link que redirecionará para a ficha do material em questão e para a análise do ciclo de vida. A revista MIX, periódico em fase de desenvolvimento também está sendo hospedada no portal. Todos os projetos estão sendo realizados através de projetos de pesquisa e extensão, busca de materiais e atividades práticas, com participação de alunos da graduação e pós-graduação.
6) Prêmio Sustentabilidade ENSUS
O Prêmio Sustentabilidade ENSUS reconhecerá a melhor proposição projetual nas áreas de arquitetura, design e engenharias. Os vencedores poderão expor seu trabalho no evento durante os 3 dias de realização, na forma de pranchas ou pôster, acompanhado do protótipo ou modelo (se pertinente).
7) Pronto 3D
O PRONTO3D – Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D – FABLAB – consiste em um espaço de ensino, pesquisa e extensão na área da materialização da forma por meio de técnicas automatizadas, tais como impressão 3D, corte laser e usinagem em máquinas CNC. O laboratório, do curso de Design da UFSC em Florianópolis, é formado por professores pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, participantes de programas de iniciação científica e similares, além de profissionais envolvidos em projetos que se desdobram em aplicações de atividades de pesquisa e extensão. O laboratório faz parte de uma Rede de laboratórios de prototipagem rápida e fabricação digital, denominada REDE PRONTO3D que tem como objetivo a estruturação de centros estrategicamente localizados no estado de Santa Catarina, atualmente nas cidades de Lages, Criciúma e Chapecó. A REDE PRONTO3D atende cursos de Design, Arquitetura, Engenharias, bem como todas as áreas que envolvam criação, desenvolvimento e produção de modelos, protótipos, maquetes e produtos em escala real, auxiliando as diferentes etapas do processo de projeto.
ESTARÃO EXPONDO PRODUTOS E PROJETOS CONFECCIONADOS NA REDE
8) Neide – Moda pra detentas
Foi sensibilizada por problemas da lógica punitivista do sistema prisional brasileiro que a professora do curso de Moda da Udesc criou a ONG Trama Ética. Atualmente, Neide negocia com o governo do Estado a reativação do curso de crochê para as cerca de 150 detentas do presídio feminino de Florianópolis e as 70 de Tijucas.
O projeto foi realizado com sucesso entre 2013 e 2016 e focou, principalmente, na ecomoda – confecção de roupas, bolsas e acessórios aproveitando roupas inutilizadas, retalhos e outros tipos de resíduos. No mês passado, inclusive, os produtos feitos pelas presas foram levados para exposição e venda na Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), em Recife (PE).
— O principal foco do trabalho é a capacitação de pessoas, porque hoje a cadeia não reconstrói ninguém, só piora. O ideal é que a justiça seja restitutiva, não punitiva: em vez da pessoa ficar jogada na prisão, que ela estude e trabalhe lá dentro — afirma Neide.
Contato: Neide Schulte
9) Mini-Baja
A Equipe UFSC Baja SAE é uma equipe de competição criada por alunos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1996. Com o apoio do professor orientador Lauro Cesar Nicolazzi, objetiva construir um protótipo off-road tipo Baja. No projeto, estudantes aplicam os conhecimentos obtidos dentro e fora de sala e desenvolvem o veículo para as competições em âmbitos regional, nacional e mundial.
Com mais de vinte anos de história, o projeto se tornou referência para outras equipes de competição devido aos ótimos resultados em competições. É heptacampeã sul-brasileira, além de ter estado três vezes entre as três melhores equipes do país e de representar o Brasil na competição mundial duas vezes nos Estados Unidos, alcançando as colocações de 8º e 20º entre aproximadamente 100 equipes do mundo todo.
Contato: Marketing UFSC Baja (marketing.bajaufsc@gmail.com)
10) E3 Eficiencia Energetica
A e3 é uma equipe de competição formada por estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina que busca desenvolver e implementar tecnologias que levem a alta eficiência energética, colaborando para a construção de um mundo mais sustentável. Na Shell Eco-marathon Americas 2012(EUA), fizemos uma média de 412Km/litro de gasolina e conquistamos o sétimo lugar.
Campeões da competição nacional 2017 (Shell Eco-marathon Brasil) e recordista latino-americano com a marca 525km/l de gasolina, a e3 irá construir no ano de 2019 um novo carro em fibra de carbono, que ultrapasse a marca de 1000km/l de gasolina, podendo assim competir com as melhores equipes do mundo.
Contato: Matheus Eduardo
11) Ocre Design
Ocre é um estúdio brasileiro de design de produto que utiliza como matéria-prima o papelão descartado para a criação de luminárias, pendentes e mobiliário inspirados pelas formas na natureza. Os produtos são desenhados a mão – para posteriormente serem criados os modelos virtuais em 3D e os desenhos técnicos – e confeccionados de forma artesanal, com cadeia produtiva ética, envolvendo no processo recicladores da região da Grande Florianópolis, que fornecem o material para a reutilização. Utilizamos métodos socialmente responsáveis e sustentáveis, da triagem do papel, passando pela limpeza das placas, até o envio aos nossos clientes dos produtos finalizados. O refugo das caixas selecionadas, por exemplo, é utilizado para proteção dos produtos na hora da postagem no correio. As pranchas de papelão são minuciosamente selecionadas, limpas e cortadas a laser. Quase 50% do valor final de cada peça é gasto para fazer esse corte que garante velocidade e acabamento impecável.
Contato: Robson Reiser
12) EXPOSIÇÃO UNOCHAPECÓ
Tatiana Zacheo Rodrigues
13) Recicleide
http://recicleide.com.br/blog/
Recicleide é uma Defensora da Vida no Planeta. Há 20 anos atua com arte e alegria para ecoar uma cultura ecológica de respeito a Terra e todas as formas de vida. De forma divertida e inusitada motiva simples práticas individuais que podem melhorar realidades. Personagem de Karina Signori, ativista socioambiental, pesquisadora em permacultura e vivências EcoArte.
14) Espuma Rígida de Iodo, Poliuretano e Cimento
As espumas de poliuretano e cimento com resíduos da lapidação do vidro e anodização do alumínio apresentam-se com características de isolantes térmico e acústico para uso na indústria da construção civil. Deste modo, contribuiu-se com reciclagem de lodos industriais no desenvolvimento de produto inovador para construção civil, possibilitando otimização no processo produtivo e redução dos impactos socioambientais. O projeto firmou parcerias com as empresas Hydra (Tubarão) e Personal Glass (Palhoça), que disponibilizaram lodo da anodização do alumínio e da lapidação de vidro, respectivamente. Este contou com aporte financeiro da FAPESC [Nº 09/2015 e Nº 06/2017] e da concessão de bolsas CAPES e PIBITI para o PPGCA-UNISUL.
Equipe:
Bruno Afonso Buchel (IC)
Thiago Baglia (PG)
Heloisa Turatti Silva (PQ)
Paola Egert Ortz (PQ)
Rachel Faverzani Magnago (PQ)
15) Barco Solar UFSC: Grupo Vento Sul
Fundada em 2009, a Vento Sul é um projeto de extensão vinculado ao departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e orientado pelo professor Dr. Orestes Estevam Alarcon. Nosso projeto é focado no desenvolvimento de embarcações de competição que utilizam energia solar fotovoltaica como fonte exclusiva de energia, competindo nacionalmente no Desafio Solar Brasil que ocorre anualmente no estado do Rio de Janeiro e Internacionalmente no Dutch Solar Challenge, a qual é considerada a “Copa do Mundo” dos barcos solares, acontece a cada dois anos na região da Frísia, no norte da Holanda. A equipe é composta por estudantes de destaque de diferentes cursos da UFSC, e coordenada por um capitão. A V ento Sul domina todo o processo de produção dos seus barcos solares, desde a elaboração do projeto naval da embarcação solar até os últimos acabamentos. Atualmente o processo é realizado por 14 membros, em sua própria oficina, localizada na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
Contatos da Vento Sul
Facebook: https://www.facebook.com/EquipeVentoSul/
Instagram : @teamventosul
email: teamventosul@gmail.com