09/05/2019

Sonia Corina Hess: RISCOS À SAÚDE ASSOCIADOS À GESTÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Possui graduação em Engenharia Química (1985), mestrado em Química – Departamento de Química (1989) e doutorado em Química – Departamento de Química (1995) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e três pós-doutorados em Química (IQ-UNICAMP, 1996-1997; Universitá Cattolica del Sacro Cuore, Roma, 1997; Universidade Federal de Santa Catarina – MIP/CCB, 2009-2010). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, e na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Análise Socioambiental no Planalto Catarinense. 

→ palestra às 10 horas

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra: CIDADES SUSTENTÁVEIS

As cidades existem em função das pessoas e expressam a complexidade de suas relações. A população mundial aumenta e as cidades adquirem uma densidade populacional que conduz à expansão urbana desordenada, às deficiências de infraestrutura, aos problemas de mobilidade e desequilíbrios ambientais. Aspectos econômicos e sociais tais como à pobreza, epidemias, pandemias e desigualdades sociais tendem a se agravar. Que estratégias podem ser utilizadas para reverter este cenário e tornar nossas cidades sustentáveis? Este será o tema desta palestra.

→ palestra às 14 horas

Antonio L. Beraldo: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA NA CONSTRUÇÃO

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Sciences Du Bois – Université de la Lorraine (1994), Nancy, France. Em 2005, realizou Pós-Doutorado na Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile; em 2006, participou do Programa de Mobilidade Docente – Banco Santander, na Universidad de Buenos Aires. Em 2011, desenvolveu atividades de pesquisa na Universidad Politécnica de Valencia, Espanha. Professor Titular Aposentado, em 2012, da Universidade Estadual de Campinas, onde foi Diretor Associado (2007-2011). Também participou em 2009, 2010 e 2016 de missões oficiais a Moçambique, sob os auspícios do Min. de Relações Exteriores/ABC, CE). Atualmente é Professor Colaborador na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Parecerista de diversas revistas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Construções Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: bambu, compósitos, materiais alternativos, madeira e aproveitamento de resíduos agroindustriais na construção. Co-autor do livro “Bambu de corpo e alma”. Autor do site www.apuama.org

→ palestra às 16 horas

Liliane Iten Chaves: DESIGN PARA INOVAÇÃO SOCIAL: CASOS QUE CONTAM UMA TRAJETÓRIA

Participou do Curso Técnico em Desenho Industrial pelo antigo CEFET-PR, hoje UTFPR (1984). Possui graduação em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1994), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003) e doutorado em Disegno Industriale e Comunicazione Multimediale – Politecnico di Milano (2007). Finalizou seu pós-doutorado no Núcleo de Design e Sustentabilidade sob o tema “Design para a Sustentabilidade: levantamento de casos de Sistemas Produto-Serviços aplicados em Economias Distribuídas em Produção de Produtos e Design” (2018). Atualmente é professor colaborador do PPGDesign da Universidade Federal do Paraná e professor efetivo da Universidade Federal Fluminense, participando da fundação do curso de Desenho Industrial dentro da Escola de Engenharias da UFF. Trabalhou 9 anos no SENAI PR, Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário ministrando aulas e consultoria na área de desenho e design de móveis. Tem experiência na área de Desenho e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design de móveis, design para a sustentabilidade e ecodesign. Tem formação em Yoga pela ABPY e pratica sempre que pode.

→ palestra às 19 horas